LUCIANA OHIRA E SÉRGIO BONILHA - 2007
REGISTRO DA
OBRA 000GHM2007
Título: Transposição e adensamento
Material: Madeira, papel, metal, plástico, grafite.
Descrição técnica: Instalação formada pela
projeção de imagens a partir de um projetor de diapositivos e caixa de madeira
contendo todo o material relacionado com a produção da obra.
Medidas da
obra: Dimensões variáveis Medidas do suporte:34
x 16 x 18 cm
Categoria: Instalação
Exposição
individual (instalação) realizada no período de 03/10 a 11/11/2007 na Galeria
Homero Massena.
Sobre os artistas
Luciana Ohira - Luciana Ohira Kawassaki
(São Paulo, 14/06/1983)
Possui graduação em Artes Plásticas com Bacharelado em Multímidia e
Intermídia pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
(2006). Mestre em Poéticas Visuais pela mesma instituição (2008). Desde 2005 tem
atuado no circuito artístico em parceria com o artista Sergio Bonilha, apresentando
principalmente instalações, objetos e vídeos em diversas instituições
brasileiras e estrangeiras.
Para saber mais
Sérgio Bonilha - Sérgio de Moraes
Bonilha Filho (São Paulo, 08/06/1976)
Graduação em Odontologia (1998) e Artes Plásticas (2007) pela
Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Artes (2010), também pela USP.
Atualmente cursa Doutorado em Artes na ECA-USP. Entre as exposições coletivas
de que participou, destacam-se 29º Salão de Arte de Ribeirão Preto, 2004; Mostra
da Juventude, Ribeirão Preto, 2004; e XII Salão dos Novos, na Fundação
Cultural de Joinville, 2005.
Para saber mais
DESCRIÇÃO DA OBRA:
A instalação Transposição e
adensamento propõe um trabalho colaborativo, no qual o público é convidado
a reproduzir na parede da galeria os desenhos realizados pelos artistas Luciana
Ohira e Sérgio Bonilha em São Paulo, apresentando vistas da cidade. Feitos
sobre o poliéster de diapositivos, em 2007, durante o período da exposição
“Ocupação mínima/máxima do espaço”, os desenhos eram enviados à Galeria Homero
Massena semanalmente, com a indicação do dia em que cada imagem deveria ser
projetada. Segundo os artistas, com o envolvimento da equipe da GHM em receber
e projetar os diapositivos e a participação do público em transpor as imagens
para a parede, a obra resulta em “uma máquina de desenhar em conjunto com
outros, esticando nosso corpo até aquela parede que não poderíamos alcançar de
outro modo”.
Com a transposição diária dos desenhos para a parede, a sobreposição de
linhas e paisagens provocam o adensamento da imagem, gerando uma nova paisagem,
cada vez mais plural e caótica. Segundo Luciana Ohira e Sérgio Bonilha, a obra
aponta “uma crítica ao que ocorre em cidades como São Paulo, sucessivamente
destruídas e reconstruídas, a ponto de não se poder mais ver o que foi nem o
que é esse espaço cuja memória torna-se tão ruidosa e difusa que impede sua
visualização sem que se faça um trabalho “arqueológico” para encontrar a ponta
desse emaranhado urbano em que vivem milhões e milhões de pessoas”.
Em Transposição e adensamento
o uso de um projetor de modelo antigo provoca questionamentos sobre a noção de
obsolescência, consumismo e a naturalização do descarte de equipamentos. A obra faz parte de uma série realizada em
2007, constituída por maletas de madeira, produzidas com auxílio das oficinas
da ECA-USP, que cede aos alunos o uso de suas máquinas de
marcenaria. Cada maleta de madeira e acrílico guarda e expõe os diversos
materiais e equipamentos necessários para sua montagem e exposição.