IRINEU RIBEIRO - 2001



Título: Caranguejada
Descrição da obra: Instalação composta de esculturas em arame, argila, massa epóxi e tinta de sapateiro
Medidas das peças: 2 caranguejos com 8 patas e 2 puãs de arame medindo aproximadamente 16,5 x 10,5 x 7 cm; 27 partes de caranguejo (13 traseiras e 14 frontais) patas e puãs de arame medindo aproximadamente 21,75 x 9,75 x 6 cm; 4 caranguejos completos e pintados (argila e arame revestidos de massa epóxi moldado e pintado com tinta de sapateiro) medindo aproximadamente 29,5 x 15,65 x 12,8 cm

Exposição individual com instalação de esculturas “Caranguejada” realizada no período de 30/05 a 29/06/2001 na Galeria Homero Massena com público total de 983 visitantes.

Sobre o artista – Irineu Ribeiro
Irineu Ribeiro (Linhares, ES, 20/06/1960).
Iniciou seu contato com o barro, ainda criança, no manguezal em Cariacica. Aos vinte anos, começou a modelar como artesanato, peças figurativas para venda. Cursou Artes Plásticas na Universidade Federal do Espírito Santo, especializando-se em cerâmica. Suas referências para o trabalho plástico são o escultor francês Auguste Rodin, o capixapa Elpídio Malaquias e o trabalho das paneleiras, das quais passa a utilizar a mesma matéria prima.

Com exposições realizadas no Espírito Santo, na Galeria de Arte e Pesquisa na UFES, na Galeria Homero Massena, no Museu Capixaba do Negro e em Brasília, participou também de vários Salões do Mar recebendo prêmios pelo júri popular e menções honrosas. Entre os trabalhos mais significativos de sua produção artística estão “Caranguejada” e o Monumento em homenagem à comunidade negra do ES “Guerreiro Zulu”, localizado na frente da Assembléia Legislativa do ES. Além de artista visual, trabalha com arteterapia.

Para saber mais

Postagens mais visitadas deste blog

SEBASTIÃO SALGADO - 1983

CARLOS GOMES - 1978

M. A. MOREIRA - 1986